terça-feira, 30 de agosto de 2011

Objetos de Aprendizagem

“Um Objeto de Aprendizagem é um arquivo digital (imagem, filme, etc.) que pretende ser utilizado para fins pedagógicos e que possui, internamente ou através de associação, sugestões sobre o contexto apropriado para sua utilização”. (Sosteric & Hesemeier, 2001).
Fonte: CCUEC – EAD

Objetos de Aprendizagem – Matemática



Gostou? Acesse mais Jogos e Curiosidades Matemáticas no site Só Matemática.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Paz no Trânsito


Aconteceu nessa manhã de quinta-deira (25 de agosto), na Escola Estadual José Mamede de Aquino, a apresentação da Cia de Teatro Para-de-Pau, com a peça Kiko e Carlos.
A peça faz parte do Projeto Paz no Trânsito e é apresentada nas escolas da rede estadual e municipal de ensino, com o objetivo de conscientizar os alunos, de uma forma lúdica e divertida, da importância e dos cuidados no trânsito de nossa cidade.

Clique na imagem e confira as fotos do evento:

Gostou? Confira o vídeo com parte da peça  ;D

Carta escrita no ano 2070




Olá turma!

Hoje na aula de Ciências, em STE, os alunos dos 6º anos conheceram a "Carta escrita no ano de 2070", publicada na revista Crônica de los tiempos, em abril de 2002 (versão em português). Nela puderam perceber o drama e o sofrimento das gerações futuras em um monde sem água potável.
O objetivo da aula é fazer com que os alunos percebam a importância da preservação do meio ambiente e o não desperdício de água, por meio de atividades diversificadas em sala de aula e com o uso do computador.

Veja o vídeo da Carta


Acompanhe algumas fotos das atividades em STE.
Clique nas imagens para ampliar.



** Em breve postaremos mais fotos **

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Giz de Cera


Olá turma!

Nessa post vamos mostrar alguns dos trabalhos feitos em giz de cera, pelos alunos dos 8º anos, sob a orientação do professor Neiton (Artes).










quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto Kadiwéu: A Interação fazendo a Diferença



Olá turma,

Nessa post estamos disponibilizando o Projeto Kadiwéu escrito (em formato .pdf).
Serão diversas atividades a serem desenvolvidas no decorrer do semestre, visando promover a diversidade cultural brasileira, com ênfase na cultura Kadiwéu.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Projeto Kadiweu: A Interação fazendo a Diferença



Olá turma, 

Está (re)agendada para o dia 08 de setembro nossa visita ao Museu das Culturas Dom Bosco, às 07h da manhã.
O passeio faz parte do Projeto Kadiwéu, organizado pelas professoras Maria da Glória e Diana Pilatti, que tem como (um dos principais) objetivos proporcionar a inclusão entre os alunos da Classe Especial/Sala de Recursos e o Ensino Regular (9º ano), num estudo sobre a diversidade cultural brasileira, com ênfase na cultura Kadiwéu.
Além da visita ao Museu, estão programadas atividades de dança, teatro, artesanato em argila, pintura em painel e corporal.
Na ocasião do evento, os alunos do 9º ano levarão seu "arsenal" tecnológico para fotos e filmagens, pois em STE produzirão um vídeo sobre o passeio e a importância do Museu em nossa cidade.
Fiquem ligados ;D


***
Você perdeu o passeio do ano passado? 
Ah! Não fique triste. 
Veja um dos vídeos feitos por nossos alunos do 1º ano A.
(sob a orientação das profes Diana e Diclá)

Primeira Gincana Literária



Olá turma!

As atividades da gincana estão em andamento, várias turmas já tem seus textos prontos e estão em fase de ensaios e criação de cenários e fantasias.
Conforme as "criações" forem saindo, vamos postando por aqui para que vocês possam acompanhar o passo-a-passo desse projeto.

Confiram o esboço da logo do 2º ano B, com a escola literária Simbolista, criado pelos alunos Wilker, Camila e Jéssica.


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mensagem do Dia: Um bom Professor, um bom Começo...

Dia do Estudante - Show do cator mirim Adriano Gomes



Olá turma!

Em comemoração ao Dia do Estudante, aconteceu hoje pela manhã, na escola José Mamede de Aquino, o Show do cantor mirim Adriano Gomes.
Em seu repertório, além das músicas consagradas, canções sertanejas inéditas, que estão disponíveis em sua página no Palco MP3.
A turminha José Mamede conferiu e gostou "Será o novo sucesso sertanejo do Mato Grosso do Sul".

Confiaram as fotos do evento.







Projeto Óleo pela Natureza

Aconteceu nessa manhã de quarta-feira (11/08), a segunda etapa do Projeto Óleo pela Natureza, organizado pelas professoras Diclá Gueiros (Química) e Diana Pilatti (Sala de Tecnologia).

O objetivo do projeto é despertar nos alunos da bioconciência participativa, monstrando de forma prática qual o destino correto do óleo de cozinha e uma forma de reaproveitá-lo, em casa mesmo, preparando o sabão caseiro.

Na próxima etapa, os alunos irão à Sala de Tecnologias para editarem as imagens e os vídeos gravados durante a confecção do sabão (que serão postados no Youtube e em nosso blog também).

"A experiência foi muito boa e os alunos ficaram animados. Até sugeriram outras práticas em sala de aula, como o estudo da fermentação no pão caseiro... acho que teremos um novo projeto vindo por aí." A firmou a professora Diclá Gueiros, organizadora do projeto, satisfeita com os resultados.

As edições das imagens estão agendadas em STE para o dia 24/08, também quarta-feira. Fiquem atentos às próximas novidades no Blog-se Mamede ;D

Projeto Óleo pela Natureza

Olá turma!

É com grande prazer que publicamos no Blog-se Mamede o Projeto Óleo pela Natureza, organizado pelas professoras Diclá Gueiros (Química) e Diana Pilatti (Sala de Tecnologia), com o objetivo de conscientizar os alunos da importância do destino correto do óleo de cozinha e as possibilidades de reaproveitá-lo para a confecção do sabão caseiro.




sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Conecta Mamede


Ontem reuniram-se diretores, coordenadores, professores de STE e o Núcleo de Tecnologia Educacional para o "lançamento" do Projeto Conecta Escola. "A reunião teve por finalidade fomentar o trabalho por projetos que atinjam as turmas com maiores dificuldades de aprendizagem, buscando a melhoria do IDEB das unidades escolares de Campo Grande/MS, serão tratados assuntos, relativo ao Projeto Conecta Escola, a ser desenvolvido na STE das escolas no segundo semestre de 2011." (mais detalhes acompanhe o site do NTE Campo grande)

A equipe José Mamede não joga fora um desafio e hoje pela manhã reuniram-se professores e coodernação do turno matutino para escolherem a turma e a metodologia do projeto. 

O plano está em desenvolvimento e, com certaza, muita coisa boa ainda vem por aí.

Sarau 2011


Está programado para o mês de outubro a terceira edição do Sarau da Escola José Mamede. Ainda não programamos a data, pois estamos "procurando" um espaço que comporte toda a comunidade (não está fácil), mas as poesias já foram escolhidas e nossos alunos já estão ensaiando.

Se você é novo por aqui e perdeu o Sarau Mamede 2010 (que pena), vamos mostrar só uma "pontinha" para você ficar com "água na boca".






Gostou, né?
Você pode conferir os restante dos vídeos aqui.

Jornal Voz do Mamede


Olá Turma!

É com muita alegria que postamos a versão slide da segunda edição do Jornal Voz do Mamede, essa publicação faz parte do Projeto Jovens Autores, que está em seu segundo ano, e tem por objetivo despertar em toda a comunidade escolar José Mamede o prazer na leitura e na escrita.


Projeto Sarau Digital

[Edição 2011]

Olá turma!

Ainda em andamento, o Projeto Sarau Digital já aconteceu nos 2º anos do Ensino Médio.
Sob o tema Romantismo, os alunos soltaram a voz e a emoção e encataram a todos *-*
Acompanhem agora os melhores vídeos.



* Lembrando: Ainda teremos edições do Sarau Digital com as turmas do 3º e 1º anos. Não percam  ;D
* Confira também as Edições Anteriores do Sarau Digital.

















Minuto de Reflexão

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

BlogMede - O Projeto


PROJETO BLOGMEDE
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Escola Estadual José Mamede de Aquino

Endereço: Rua Heitor Vieira de Almeida, nº 287, Jardim Aeroporto, Campo Grande, MS – CEP 79.106-053

Telefone: (67) 3314 7058 – Fax: (67) 3314 4066

Equipe técnica de elaboração:
Professora Diana Pilatti Onofre, STE - responsável pela administração do blog
Professor Lucas Henrique, STE noturno
Prossora Vaneli, STE vespertino

População alvo: Comunidade escolar José Mamede de Aquino e demais pessoas interessadas em educação e tecnologia.

Período de realização: Projeto permanente - Início em agosto de 2008

INTRODUÇÃO:

A informática educativa possibilita diversos caminhos para que o professor realize suas aulas de forma diferente e criativa. Dos diversos recursos disponíveis (vídeos, slides, áudios, teleaulas, etc.) o weblog oferece diversas possibilidades de desenvolvimento. Pensando nisso a Escola José Mamede de Aquino iniciou o Projeto BlogMede, destinado a à interação, criação, desenvolvimento e divulgação das atividades realizadas na escola.
O weblog ou somente blog, como é conhecido aqui no Brasil, é uma página na internet, com características especiais que o difere de outras páginas, sua estrutura permite atualização rápida através do acréscimo de artigos ou posts, organizadas em ordem cronológica inversa, também permite o hiperlink com outros blogs e sites, áudios e vídeos; através do campo “comentários” o blog permite a participação do leitor diante do tema proposto.

JUSTIFICATIVA:

Os novos recursos adquiridos com os meios digitais, como a multimídia e a internet, trazem novas formas de ler o mundo, de percebê-lo e descrevê-lo, logo nos trazem novas formas de pensar. Assim sendo, as tecnologias não podem ser encaradas como meras ferramentas de uso, mas como um veículo de interação e socialização, de aprendizagem e de transmissão de conhecimentos.
A partir desta idéia, surge a necessidade do trabalho com o weblog, como ferramenta de interação virtual entre o aluno e o conhecimento, a troca de saberes e experiências entre os alunos, bem como a divulgação dos eventos escolares.

OBJETIVOS:

Geral:
· Prover o aluno de conhecimentos teóricos e práticos no que tange ao uso do weblog, enquanto ferramenta de inter-comunicação, através da ação interdisciplinar de todos os componentes curriculares, de forma tal que o aluno tenha condições de observar, levantar hipóteses e solucionar problemas pertinentes ao tema, exercendo assim sua função de cidadão atuante na comunidade onde está inserido.

Específicos:
· Democratizar o acesso aos meios de comunicação modernos, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos;
· Criar um ambiente de ensino/aprendizagem no qual o aluno possa criar, pesquisar e problematizar, construir hipótese e soluções para problemas propostos, bem como novas formas de representação mental;
· Prover o intercambio de idéias entre os alunos da Escola José Mamede de Aquino de comunidade, utilizando os recursos de multimídia disponíveis no Blog;
· Exercer o valor social da escrita;
· Valorizar e incentivar as produções artísticas dos alunos, sejam elas textuais, orais ou pictóricas por meio da publicação e interação com a post;
· Debater assuntos de comum interesse entre a comunidade e a escola, dando oportunidade para os alunos expressarem suas opiniões, defender suas idéias e elaborar propostas criativas e alternativas para solucionar os problemas da comunidade;
· Utilizar a internet como fonte de crescimento, conhecimento, comunicação e colaboração.

METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS

A metodologia adotada para o desenvolvimento deste projeto será consoante com a metodologia adotada pelo professor regente. Assim, seguindo as orientações do Projeto Político Pedagógico da Escola José Mamede de Aquino, bem como o Projeto da Sala de Tecnologia Educacional: Informede, a metodologia que servirá como base para as atividades a serem desenvolvidas será a sócio-interacionista, ou crítica dos conteúdos, que vê o aluno como membro ativo de uma sociedade e sua necessidade de crescimento enquanto cidadão crítico e participativo. A interdiciplinaridade, a diversidade, os temas transversais e a prática de projetos também estarão presentes durante a elaboração das estratégias de ensino-aprendizagem.

RECURSOS:

Humanos:
Todas as disciplinas poderão participar do projeto BlogMede, logo todos os professores poderão incluir no blog os mais diversos temas e trabalhos realizados em classe, bem como atividades extra-classe, campeonatos, passeios, palestras, feiras, etc.
Materiais:
- permanente:
computadores
impressora
máquina fotográfica digital
filmadora digital
pen-driver (mim. 4 gigas)
- consumo:
tonner para impressão
papel sulfite A4
CD e CDV para gravação

AVALIAÇÃO

Para que a avaliação seja satisfatória e seguindo as sugestões do Referencial Curricular, sugerimos que a avaliação se realize em suas quatros esferas:
avaliação diagnóstica – em geral, é inicial e tem por objetivo averiguar os conhecimentos que os alunos já possuem adquirido nas etapas anteriores do processo de ensino/aprendizagem;
avaliação formativa – no recorrer do processo de ensino, para que o professor visando conhecer informações para um possível replanejamento, se necessário;
avaliação somativa – ao final do processo e tem como objetivo identificar o conhecimento assimilado pelos alunos, se satisfatório;
auto-avaliação – estimulando a auto-análise e auto-crítica tanto de alunos como de professores.

CRONOGRAMA

Ao elaborar nosso projeto, optamos por não elaborarmos um cronograma rigoroso para o desenvolvimento das atividades, uma vez que as publicações no blog são reflexos das atividades desenvolvidas com os alunos no decorrer do ano, logo acompanharão o cronograma dos projetos pedagógicos, bem como dos planejamentos dos professores regentes.



BIBLIOGRAFIA

Citada:
INFORMEDE: O USO DAS TÉCNOLOGIAS. Escola José Mamede de Aquino, Campo Grade – MS, 2009.
MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica para o Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação, MS, 2008.
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual José Mamede de Aquino. Campo Grande – MS, 2009.
Consultada:
FERREIRA, Margarida Elisa Ehrhardt. Utilização de Blogs em sala de aula. Artigo disponível em http://www.webartigos.com/articles/2017/1/a-utilizaccedilatildeo-do-blog-na-educaccedilatildeo/pagina1.html, acessado em 07.09.2008
GENTILE, Paola. Blog: diário (da aprendizagem) na rede. Revista Nova Escola, edição 173, 06/2004. disponível em http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml, acessado em 30.03.2009
GUTIERRE, Priscilla Brossi. Blogs na sala de aula: Cresce o uso pedagógico da ferramenta de publicação de textos na Internet. Revista Educarede, disponível em http://www.educarede.org.br/educa/revista_educarede/especiais.cfm?id_especial=221, acessado em 29.03.2009
SLEIMAN, Cristina. Blog em sala de aula. Blog Educação Digital, disponível em http://educacao-digital.blogspot.com/2006/07/blog-em-sala-de-aula.html, acessado em 29.03.2009
STAA, Betina Von. Sete motivos para um professor criar um blog. Artigo disponível em http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636, acessado em 07.09.2008

Outros links interessantes:
Blog: conceito e história:

_____
Para baixar o Projeto BlogMede em .pdf, clique aqui.
Imagem: Google
.

Festa Junina 2011