sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Conecta Escola: Sistema Ósseo


Bom dia, turminha!

Esta postagem é muito especial, pois traz para vocês um dos vídeos que serão apresentados no dia da culminância do Projeto Conecta Escola, que reunirá todos os professores das STEs de Mato Grosso do Sul para divulgarem os resultados de suas atividades nesse segundo bimestre de 2011.
Teremos mais 4 vídeos que, ao todo, compõem a 3ª edição do Jornal Mamede News. Os temas são cultura regional, história, cidadania e comportamento - que ainda estão em fase de revisão e edição, mas estarão prontos até o dia 30 de novembro, quando se encerram as atividades do projeto.
Aguardem!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Canto do Urutau



Nossa sugestão de leitura de hoje é o livro de nossa amiga Professora Lucimar Espíndola Eudociak, formanda em pedagogia, foi diretora da Escola Estadual José Mamede de Aquino por dois mandatos.
Esse mês Professora Lucimar lançou seu primeiro livro em forma de e-book "O Canto do Urutau", que está disponível em sua página no Recanto das Letras.



Ao escrever “O CANTO DO URUTAU”, a esta altura da vida, não  o idealizei simplesmente como tarefa do adágio popular, inserida no rol dos trabalhos que o Homem precisa desenvolver neste arremedo de Existência, para ficar quites com o seu Eu interior, o Ego.
Sendo uma obra inteiramente fictícia, deixei-me seduzir pelo “falar” de pessoas com as quais convivi por muitos anos; cuiabano e gaúcho, como minha sogra e minha mãe, respectivamente. Identifico os personagens  com nomes mais usuais da região envolvida.
Também não afirmo ser uma psicografia, e nem mesmo ditada por seres invisíveis do passado.
O projeto surgiu da imensa saudade das pessoas referenciadas acima, cuja presença física não podemos mais desfrutar, eis que partiram há tempos para outro plano. O enredo foi se incorporando aos sentimentos mais profundos da minha alma, a cada palavra, frase ou parágrafo registrado.
Sou uma campo-grandense de Mato Grosso do Sul, nascida na época do Mato Grosso unificado; vez que se dividiram no ano de 1976.
A localização da história, esta sim, pesquisei em livros antigos que guardara, nem mesmo me dou conta do por quê.
Aliada ao gosto pela leitura e à prioridade do ofício de professora, o cantar do Urutau me fascinou na realidade, verdadeiramente, devido aos hábitos familiares de passar boa parte das férias e folgas envolvida com pescarias no rio Aquidauana, juntamente com esposo e filhos.
Aquele canto foi ouvido inúmeras vezes nas incursões realizadas. Esta obra foi nascida na inspiração desse som no meio do mato.
Pegando um gancho numa história popular que ouvi de uma amiga:...”durante vários anos estive á beira da mata repetindo:”
- Olá, Urutau, sou a Lucimar e vim te visitar!...
Neste dia de outubro, como a presentear-me pelo aniversário, ele respondeu:
- Oi, Lucimar, sou o Urutau e vim te conhecer!...


Para baixar o Livro O Canto do Urutau clique aqui.
Para ver outros texto da autora acesse Recanto das Letras.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Conecta Mamede: As Mudanças Corporais



Bom dia turma!

Hoje aconteceu na STE mais uma aula do nosso Projeto Conecta Escola, com os alunos do 8º ano A (matutino). 
Continuando nossos estudos sobre o Corpo Humano, os alunos agora fazem atividades sobre o Aparelho Reprodutor, e isso incluirá gestação, formação do feto, sexualidade e as mudanças que nosso organismo passa da infância para a adolescência (puberdade), além de informações muito importantes sobre DSTs.

Nessa primeira aula, os alunos assistiram a um vídeo "Assim que tudo começa": 


Em seguida os alunos foram para seus computadores e desenvolveram uma atividade em Slides, que incluiu desenhos, pesquina na internet e reflexões sobre si mesmo e seu corpo.





Clique e veja o vídeo da aula de hoje:


Veja também a atividade em slide.
(ela está em branco,
na próxima semana, quando eles terminarem,
vamos postar algumas ;)

Nossa página no Face



Olá turma  o/

Agora a Escola José Mamede tem uma no Facebook.

Clique no link e nos acompanhe ;D

Sarau


Aconteceu nesta última sexta-feira, 11 de novembro, a terceira edição do Sarau Cultural da Escola José Mamede, organizado pela professora Ivone Chiquetti, com participação dos professores Paulo Reis e Neiton Cesar, e artistas convidados, Professora Nicomedes, Professora Marinês, e o casal dançante Moacir e Olívia, também funcionários da nossa escola.
Dentre seus objetivos, está o despertar para a leitura do texto poético, bem como a expressão oral e coporal, por meio das encenações dos poemas de autores consagrados por nossa literatura.

Parabéns a todos os alunos e professores que se dedicaram para que essa linda noite acontecesse.


Clique nas imagens para ampliar.







Em breve postaremos as gravações das declamações.
Aguardem!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Matrículas 2012



Inscrições
22/11/2010 a 6/1/2012
8/1/2012 a 27/1/2012

Designações
8/1/2012
29/1/2012

Matrículas
9/1/2012 a 12/1/2012
30/1/2012 a 2/2/2012


A partir de 22 de novembro de 2011 a pré-inscrição para a matrícula na Rede de Ensino Estadual de Mato Grosso do Sul será feita, via internet, nos sites http://www.sed.ms.gov.br/ ou http://www.matriculadigital.ms.gov.br/. O acesso pode ser feito de casa, do trabalho, das escolas estaduais de Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Coxim, Dourados, Corumbá, Ladário, Naviraí, Ponta Porã, Terenos, Nova Andradina e Três Lagoas; ou na Central de Atendimento à Matrícula. Nos municípios que não contam com o sistema de matrícula digital, os interessados deverão procurar as unidades escolares da Rede de Ensino Estadual.

As inscrições deverão ser efetuadas uma única vez, de 22/11/2011 a 6/1/2011. Para quem perder esse prazo, há uma nova chance de 8/1/2012 a 27/1/2012.

A pré-inscrição é para alunos concluintes do 9º ano em escola que não ofereça o ensino médio; alunos de escola estadual que não ofereça a série subsequente; alunos novos; alunos que desejem mudar de escola; alunos desistentes.

Nos dias 8/1/2012 e 29/1/2012, os candidatos deverão consultar as escolas da Rede Estadual ou os sites http://www.sed.ms.gov.br/ ou http://www.matriculadigital.ms.gov.br/ a fim de saber para qual escola foram designados e assim efetuar a matrícula, dentro do prazo, munidos dos documentos exigidos na ficha de inscrição.

Caso a matrícula não seja efetuada no prazo estipulado a vaga será destinada a outro candidato. Lembrando que não estará assegurada a vaga para o interessado quando as informações fornecidas na inscrição não corresponderem à documentação apresentada no ato da matrícula.

Para efetuar a matrícula, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

- cópia da certidão de nascimento, casamento ou documento de identidade;
- guia de transferência e histórico escolar (quando necessário);
- comprovante de residência;
- carteira de trabalho (se o aluno for trabalhador);
- quatro últimos comprovantes de doação de sangue (se a opção for marcada na pré-inscrição);
- laudo médico ou atestado (se o aluno possuir necessidades específicas).

Os estudantes que queiram permanecer na escola em que estudaram em 2011 deverão renovar sua matrícula na própria escola, de 8/12/2011 a 6/1/2012. Os alunos que perderem o prazo concorrerão com os candidatos às vagas remanescentes a partir 8/1/2012.

Os alunos que necessitem do passe de estudante devem estar atentos aos prazos de cadastramento da AGETRAN. Para receber os passes na primeira remessa, em 2/2/2012, é preciso que a inscrição para a matrícula seja feita até 23/12/2011.

Dúvidas e informações, pelo telefone da Central de Matrícula, em Campo Grande, (67) 3314-1213 ou pelo e-mail matriculadigital@sed.ms.gov.br

Fonte: Site SED

Gabarito Preliminar Concurso Professores


Aos amigos que realizaram Concurso Público no último domingo, hoje foi divulgado em Diário Oficial o gabarito preliminar.
Os que tem interesse em recorrer,tem até amnhã para fazê-lo.
Boa sorte a todos!

Clique aqui para acessar o Gabarito.

Foi Notícia



A Segunda Antologia Poética foi notícia no site SED.
Confira a reportagem!
Clique aqui.
Parabéns aos professores e alunos participantes!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

III Seminário Estadual de Educação a Distância em Mato Grosso do Sul

Nos dia 09, 10 e 11 de novembro, o Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Trabalho da Educação a Distância, realiza o III Seminário Estadual de Educação a Distância em Mato Grosso do Sul, conjuntamente com o Conselho Estadual de Educação e a Secretaria de Estado de Educação, que também apresenta o II Seminário de Tecnologias Educacionais, com exposição dos trabalhos realizados pelos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) e dos Núcleos Municipais de Tecnologias Educacionais (NMTEs) do Estado do mato Grosso do Sul.

Este evento tem como objetivo maior fortalecer a EAD em Mato Grosso do Sul, considerando os avanços alcançados após a realização do I Seminário em 2007 ocasião em que foi apresentado o cenário da EAD em MS. No II Seminário, em 2009, a legislação estadual para a oferta da EAD foi o foco das discussões e neste III Seminário está-se propondo reflexões e debates sobre temas como a gestão da EAD, a formação de docentes para essa modalidade, as redes sociais e as articulações necessárias para o fortalecimento dessa modalidade no Estado e no país.

 

O evento acontece no auditório do 
Centro Universitário Anhanguera Educacional situado na 
Av. Fernando Correa da Costa, 1.800, Vila Dr. João Rosa Pires, Campo Grande-MS.

Fonte Site NTE

Ideias por aí: Mostra Cultural

Também podemos fazer uma *-*


A EE Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira, situada na rua Lourenço da Veiga s/n Bairro Campo Belo, convida a comunidade para prestigiar a X Mostra Cultural 2011 - “Renovando ideias para mudar o futuro”. Que acontece no dia 05 de novembro a partir das 19:30h, com exposição dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano letivo.

Pedestre, eu cuido!


Campo Grande (MS) - O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), divulgou em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (9) em Campo Grande, os detalhes da Campanha de conscientização de respeito ao pedestre, cujo o slogan é "Pedestre, eu cuido!". O foco da campanha será primeiramente o condutor de veículos. 

Segundo o diretor-presidente do órgão, Carlos Henrique dos Santos Pereira, a campanha é uma mudança que há muito Campo Grande deseja. "Esta é uma campanha pela valorização da vida, desenvolvida com grande profundidade. Todas as vezes em que tratamos do respeito às leis de trânsito em pesquisas qualitativas, vem à tona a discussão de que em Brasília o pedestre tem preferência na faixa", ressaltou.


Leia mais...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Exposição Trabalho Ossos do Corpo Humano



Bom dia Turminha!

Em nossa última postagem sobre o trabalho com os Ossos do Corpo Humano, os alunos do 8º ano A finalizaram os esqueletos em E.V.A. e os expuseram no pátio da escola.
Como parte das atividades, os alunos também expuseram cartazes contendo os outros órgãos do corpo.

Parabéns às professoras Lúcia e Diana
e aos alunos que fizeram as atividades com carinho.


Acompanhem as fotos.
  

  



LDB e ECA: Concurso Professores

Bom dia Professores!

O concurso para a Rede Estadual de Ensino aocontecerá nesse domingo, às 08h, hora de Mato Grosso do Sul.
Os professores que ainda não conseguiram o material sobre Legislação Educacional, fica aqui a sugestão de leitura.

Bons Estudos.

Sarau 2011

CONVITE
Sarau 2011
dia 11/11 às 18:30h


Projeto Kadiwéu



Bom dia!

A taba da maquete do nosso Projeto ficou pronta essa semana, elaborada pelo professor Neiton (Artes) os alunos puderam visualizar como é o processo de construção cas casas típicas dos índios kadiwéus, que diferete de outras tribos, contruiam giraus para dormir e acendiam o fogo dentro da taba, que era mais alta que as ocas tradicionais.



*-*
Ainda hoje, os alunos do 9º ano A irão postar seus vídeos sobre o trabalho.
 =D
Não percam!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Classes Sociais - Conecta

Os alunos do 9º ano B pesquisaram sobre as classes sociais no Brasil com o professor Paulo de matemática e posteriormente criaram uma sequencia de perguntas para realizar uma entrevista.


Classe social


Projeto Trânsito



Nosso Projeto Trânsito foi notícia no site da SED
*-*
Confira a reportagem:

Todos os anos, o Projeto Trânsito acontece na escola José Mamede,
organizado pelos professores regentes, em parceria com os professores STE.
A reportagem é sobre as atividades realizadas com os alunos do turno vespertino.

Parabéns às professoras Vaneli e Clélia.


Feira Cultural 2011


CONVITE

É com grande alegria que a Escola José Mamede de Aquino, convida a todos para a Feira Cultural 2011, que acontecerá amanhã, dia 05 de novembro, às 13 horas.
Durante o evento, teremos exposição das atividades e projetos realizados durante o ano letivo, apresentações de dança e música e a comissão de formatura da 2ª fase A venderá salgados e doces.

Para ver as fotos da Feira 2010 clique aqui.


Dicas aos Professores: Concurso Público


Bom dia, amigos!


Essa nossa semana foi muito curta com o feriado, e muitos aproveitaram para viajar, relaxar, corrigir provas e redações (snif  =.\  ) e para estudar para os concursos.
Este final de ano, nós que pertencemos às Licenciaturas, temos dois concursos disponíveis, Estadual - para docentes de Ensino Fundamental e Médio, e Municipal - para a área Técnica e Administrativa.
Como nosso Blog é uma ferramenta não só para divulgação das atividades pedagógicas da escola, mas também um espaço para nosso crescimento profissional - lembrando que todo professor é um eterno aluno - decidi postar alguns textos e vídeos que julguei interessantes para as provas. São materiais que elaboraei durante o Curso Elaboração de Projetos do Proinfo Integrado, e falam de Currículo, TIC, Socialização e Avaliação.
Em breve, quero postar alguma coisa sobre legislação. Fiquem de olho!  ;D

Boa sorte e bons estudos!

Profe Diana

**

Para saber mais sobre os concursos
Municipal
Estadual

O que é Currículo?



Currículo

Conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, orienta para um currículo de base nacional comum para o ensino fundamental e médio. As disposições sobre currículo estão em três artigos da LDB. Numa primeira referência, mais geral, quando trata da Organização da Educação Nacional, define-se a competência da União para "estabelecer em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum" .
Outras referências, mais específicas, estão no capítulo da Educação Básica, quando se define que "os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela" .
Finalmente, são estabelecidas as diretrizes que deverão orientar os "conteúdos curriculares da educação básica", que envolvem: valores, direitos e deveres e orientação para o trabalho.
A LDB sugere uma flexibilização dos currículos, na medida em que se admite a incorporação de disciplinas que podem ser escolhidas levando em conta o contexto local. No ensino nas zonas rurais, por exemplo, é admitida a possibilidade de um currículo "apropriado às reais necessidades e interesses dos alunos".

Bibliográfica:

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Currículo escolar" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002,
http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=72 , visitado em 20/5/2011.

TICs e Currículo



“Ao utilizar as TIC em atividades curriculares, vislumbramos as possibilidades de abertura de espaços, tempos e conhecimentos tradicionalmente trabalhados na escola; de estabelecer conexões entre a escola, o cotidiano da vida dos alunos e os acontecimentos do mundo; de integrar o local com o global; de abrir as fronteiras para o diálogo e o trabalho integrado entre as disciplinas escolares.” (p.11)

“As orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e os Temas Transversais mostram que a escola tem a tarefa de preparar o aluno para a vida e, para isto, ela precisa ser dotada de competência técnica, ética e social para formar o aluno cidadão crítico e com condições de interagir no meio em que vive. Por isso, o currículo precisa ter relação entre os compromissos pedagógicos e sociais, favorecendo a formação integral do ser humano.” (p.12)

Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. "Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo", explica. 


*** Leia a entrevista na íntegra > (sugestão de leitura)
 
 
 
***
Assista ao vídeo da Professora Beth Almeida falando um pouco sobre TICs e Currículo >

 

Qual é a importância da socialização para o aprendizado?



Qual é a importância da socialização para o aprendizado?

A socialização requer que os atores envolvidos no projeto revisitem a própria experiência e explicitem para seus pares a sua compreensão sobre a experiência vivenciada no projeto. Revisitar envolve imprimir um novo olhar sobre uma ação já vivida, implica fazer uma releitura. Esse processo é rico porque propicia a reflexão sobre as ações desenvolvidas no projeto.

O processo reflexivo é fundamental para a compreensão da própria ação e para a sua (re)construção.
Dewey (1979) enfatizou a importância da análise e da reflexão sobre a experiência concreta da vida como um processo de reconstituição e de reconstrução da experiência, caminhando sempre em direção à melhoria da qualidade.


Essas teorias inspiraram
Schön (1992) a propor uma reflexão do profissional sobre a sua prática, considerando as diferentes dimensões da reflexão, como por exemplo, a reflexão-na-ação e a reflexão-sobre-ação.

 Relembrando...



Para que a avaliação seja satisfatória e seguindo as sugestões do Referencial Curricular, ela deve se realizar em suas quatros esferas:


avaliação diagnóstica – em geral, é inicial e tem por objetivo averiguar os conhecimentos que os alunos já possuem adquirido nas etapas anteriores do processo de ensino/aprendizagem;


avaliação formativa – no recorrer do processo de ensino, para que o professor visando conhecer informações para um possível
replanejamento, se necessário;


avaliação
somativa – ao final do processo e tem como objetivo identificar o conhecimento assimilado pelos alunos, se satisfatório;


auto-avaliação – estimulando a auto-análise e auto-crítica tanto de alunos como de professores.



Dicas de Leituras:

 Revista Nova Escola