terça-feira, 8 de maio de 2012

Projeto Jovens Autores - Edição 2012



Projeto Jovens Autores
Edição 2012


O presente projeto dedica-se ao despertar para a leitura e a escrita, por meio de estudos dos textos poéticos e jornalísticos. Baseando-se em uma escola de Ensino Fundamental e Médio, localizada em um bairro de periferia de Campo Grande, que atende crianças de nível sócio-econômico baixo, o projeto alicerçou-se na interdisciplinaridade e na transversalidade, sob uma perspectiva sociointeracionista, tendo como recurso pedagógico essencial a Biblioteca e a Sala de Tecnologia Educacional.  
Hoje, a informática tem ocupado um lugar extremamente importante em todos os segmentos da atividade humana, o que determina a eficácia do ensino e da aprendizagem. Assim, faz-se necessário um projeto que envolva a tecnologia aplique-se de forma interdisciplinar, rica, consistente, motivadora, crítica e inovadora, transformando-se numa ferramenta de trabalho indispensável, independente da ocupação que se exerce.
Segunda Leila Souza, “O conhecimento pode ser encontrado através da leitura e esta, por sua vez, possibilita formar uma sociedade consciente de seus direitos e de seus deveres; possibilita que estes tenham uma visão melhor de mundo e de si mesmos.” (SOUZA, on-line, p. 02). Dento dessa perspectiva, o papel da escola enquanto mediadora do saber se fortalece, com a busca por metodologias de projetos que envolvam a leitura e a produção de textos e sua função cultural e social.
O Projeto Jovens Autores está em seu terceiro ano de execução, em suas duas primeiras edições o projeto foi desenvolvido no Ensino Fundamental e Médio e financiado com verbas do PDDE, a partir de 2012 o projeto transformou-se em uma das ações do Projeto Jovem de Futuro, financiado pelo FNDE e com orientações do Instituto Unibanco.
> Para ler o projeto atualizado acesse nossa página Escola José Mamede.