segunda-feira, 1 de agosto de 2011

BlogMede - O Projeto


PROJETO BLOGMEDE
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Escola Estadual José Mamede de Aquino

Endereço: Rua Heitor Vieira de Almeida, nº 287, Jardim Aeroporto, Campo Grande, MS – CEP 79.106-053

Telefone: (67) 3314 7058 – Fax: (67) 3314 4066

Equipe técnica de elaboração:
Professora Diana Pilatti Onofre, STE - responsável pela administração do blog
Professor Lucas Henrique, STE noturno
Prossora Vaneli, STE vespertino

População alvo: Comunidade escolar José Mamede de Aquino e demais pessoas interessadas em educação e tecnologia.

Período de realização: Projeto permanente - Início em agosto de 2008

INTRODUÇÃO:

A informática educativa possibilita diversos caminhos para que o professor realize suas aulas de forma diferente e criativa. Dos diversos recursos disponíveis (vídeos, slides, áudios, teleaulas, etc.) o weblog oferece diversas possibilidades de desenvolvimento. Pensando nisso a Escola José Mamede de Aquino iniciou o Projeto BlogMede, destinado a à interação, criação, desenvolvimento e divulgação das atividades realizadas na escola.
O weblog ou somente blog, como é conhecido aqui no Brasil, é uma página na internet, com características especiais que o difere de outras páginas, sua estrutura permite atualização rápida através do acréscimo de artigos ou posts, organizadas em ordem cronológica inversa, também permite o hiperlink com outros blogs e sites, áudios e vídeos; através do campo “comentários” o blog permite a participação do leitor diante do tema proposto.

JUSTIFICATIVA:

Os novos recursos adquiridos com os meios digitais, como a multimídia e a internet, trazem novas formas de ler o mundo, de percebê-lo e descrevê-lo, logo nos trazem novas formas de pensar. Assim sendo, as tecnologias não podem ser encaradas como meras ferramentas de uso, mas como um veículo de interação e socialização, de aprendizagem e de transmissão de conhecimentos.
A partir desta idéia, surge a necessidade do trabalho com o weblog, como ferramenta de interação virtual entre o aluno e o conhecimento, a troca de saberes e experiências entre os alunos, bem como a divulgação dos eventos escolares.

OBJETIVOS:

Geral:
· Prover o aluno de conhecimentos teóricos e práticos no que tange ao uso do weblog, enquanto ferramenta de inter-comunicação, através da ação interdisciplinar de todos os componentes curriculares, de forma tal que o aluno tenha condições de observar, levantar hipóteses e solucionar problemas pertinentes ao tema, exercendo assim sua função de cidadão atuante na comunidade onde está inserido.

Específicos:
· Democratizar o acesso aos meios de comunicação modernos, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos;
· Criar um ambiente de ensino/aprendizagem no qual o aluno possa criar, pesquisar e problematizar, construir hipótese e soluções para problemas propostos, bem como novas formas de representação mental;
· Prover o intercambio de idéias entre os alunos da Escola José Mamede de Aquino de comunidade, utilizando os recursos de multimídia disponíveis no Blog;
· Exercer o valor social da escrita;
· Valorizar e incentivar as produções artísticas dos alunos, sejam elas textuais, orais ou pictóricas por meio da publicação e interação com a post;
· Debater assuntos de comum interesse entre a comunidade e a escola, dando oportunidade para os alunos expressarem suas opiniões, defender suas idéias e elaborar propostas criativas e alternativas para solucionar os problemas da comunidade;
· Utilizar a internet como fonte de crescimento, conhecimento, comunicação e colaboração.

METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS

A metodologia adotada para o desenvolvimento deste projeto será consoante com a metodologia adotada pelo professor regente. Assim, seguindo as orientações do Projeto Político Pedagógico da Escola José Mamede de Aquino, bem como o Projeto da Sala de Tecnologia Educacional: Informede, a metodologia que servirá como base para as atividades a serem desenvolvidas será a sócio-interacionista, ou crítica dos conteúdos, que vê o aluno como membro ativo de uma sociedade e sua necessidade de crescimento enquanto cidadão crítico e participativo. A interdiciplinaridade, a diversidade, os temas transversais e a prática de projetos também estarão presentes durante a elaboração das estratégias de ensino-aprendizagem.

RECURSOS:

Humanos:
Todas as disciplinas poderão participar do projeto BlogMede, logo todos os professores poderão incluir no blog os mais diversos temas e trabalhos realizados em classe, bem como atividades extra-classe, campeonatos, passeios, palestras, feiras, etc.
Materiais:
- permanente:
computadores
impressora
máquina fotográfica digital
filmadora digital
pen-driver (mim. 4 gigas)
- consumo:
tonner para impressão
papel sulfite A4
CD e CDV para gravação

AVALIAÇÃO

Para que a avaliação seja satisfatória e seguindo as sugestões do Referencial Curricular, sugerimos que a avaliação se realize em suas quatros esferas:
avaliação diagnóstica – em geral, é inicial e tem por objetivo averiguar os conhecimentos que os alunos já possuem adquirido nas etapas anteriores do processo de ensino/aprendizagem;
avaliação formativa – no recorrer do processo de ensino, para que o professor visando conhecer informações para um possível replanejamento, se necessário;
avaliação somativa – ao final do processo e tem como objetivo identificar o conhecimento assimilado pelos alunos, se satisfatório;
auto-avaliação – estimulando a auto-análise e auto-crítica tanto de alunos como de professores.

CRONOGRAMA

Ao elaborar nosso projeto, optamos por não elaborarmos um cronograma rigoroso para o desenvolvimento das atividades, uma vez que as publicações no blog são reflexos das atividades desenvolvidas com os alunos no decorrer do ano, logo acompanharão o cronograma dos projetos pedagógicos, bem como dos planejamentos dos professores regentes.



BIBLIOGRAFIA

Citada:
INFORMEDE: O USO DAS TÉCNOLOGIAS. Escola José Mamede de Aquino, Campo Grade – MS, 2009.
MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica para o Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação, MS, 2008.
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual José Mamede de Aquino. Campo Grande – MS, 2009.
Consultada:
FERREIRA, Margarida Elisa Ehrhardt. Utilização de Blogs em sala de aula. Artigo disponível em http://www.webartigos.com/articles/2017/1/a-utilizaccedilatildeo-do-blog-na-educaccedilatildeo/pagina1.html, acessado em 07.09.2008
GENTILE, Paola. Blog: diário (da aprendizagem) na rede. Revista Nova Escola, edição 173, 06/2004. disponível em http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml, acessado em 30.03.2009
GUTIERRE, Priscilla Brossi. Blogs na sala de aula: Cresce o uso pedagógico da ferramenta de publicação de textos na Internet. Revista Educarede, disponível em http://www.educarede.org.br/educa/revista_educarede/especiais.cfm?id_especial=221, acessado em 29.03.2009
SLEIMAN, Cristina. Blog em sala de aula. Blog Educação Digital, disponível em http://educacao-digital.blogspot.com/2006/07/blog-em-sala-de-aula.html, acessado em 29.03.2009
STAA, Betina Von. Sete motivos para um professor criar um blog. Artigo disponível em http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636, acessado em 07.09.2008

Outros links interessantes:
Blog: conceito e história:

_____
Para baixar o Projeto BlogMede em .pdf, clique aqui.
Imagem: Google
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário