terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Canto do Urutau



Nossa sugestão de leitura de hoje é o livro de nossa amiga Professora Lucimar Espíndola Eudociak, formanda em pedagogia, foi diretora da Escola Estadual José Mamede de Aquino por dois mandatos.
Esse mês Professora Lucimar lançou seu primeiro livro em forma de e-book "O Canto do Urutau", que está disponível em sua página no Recanto das Letras.



Ao escrever “O CANTO DO URUTAU”, a esta altura da vida, não  o idealizei simplesmente como tarefa do adágio popular, inserida no rol dos trabalhos que o Homem precisa desenvolver neste arremedo de Existência, para ficar quites com o seu Eu interior, o Ego.
Sendo uma obra inteiramente fictícia, deixei-me seduzir pelo “falar” de pessoas com as quais convivi por muitos anos; cuiabano e gaúcho, como minha sogra e minha mãe, respectivamente. Identifico os personagens  com nomes mais usuais da região envolvida.
Também não afirmo ser uma psicografia, e nem mesmo ditada por seres invisíveis do passado.
O projeto surgiu da imensa saudade das pessoas referenciadas acima, cuja presença física não podemos mais desfrutar, eis que partiram há tempos para outro plano. O enredo foi se incorporando aos sentimentos mais profundos da minha alma, a cada palavra, frase ou parágrafo registrado.
Sou uma campo-grandense de Mato Grosso do Sul, nascida na época do Mato Grosso unificado; vez que se dividiram no ano de 1976.
A localização da história, esta sim, pesquisei em livros antigos que guardara, nem mesmo me dou conta do por quê.
Aliada ao gosto pela leitura e à prioridade do ofício de professora, o cantar do Urutau me fascinou na realidade, verdadeiramente, devido aos hábitos familiares de passar boa parte das férias e folgas envolvida com pescarias no rio Aquidauana, juntamente com esposo e filhos.
Aquele canto foi ouvido inúmeras vezes nas incursões realizadas. Esta obra foi nascida na inspiração desse som no meio do mato.
Pegando um gancho numa história popular que ouvi de uma amiga:...”durante vários anos estive á beira da mata repetindo:”
- Olá, Urutau, sou a Lucimar e vim te visitar!...
Neste dia de outubro, como a presentear-me pelo aniversário, ele respondeu:
- Oi, Lucimar, sou o Urutau e vim te conhecer!...


Para baixar o Livro O Canto do Urutau clique aqui.
Para ver outros texto da autora acesse Recanto das Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário